Nova Chanceler da Arquidiocese e Secretário Episcopal são empossados por Dom Zanoni

A Cúria Metropolitana, na pessoa do Arcebispo Dom Zanoni Demettino Castro, realizou, nesta terça-feira (7), a Posse Canônica da Chanceler da Arquidiocese e do Secretário Episcopal. Assumem os cargos, respectivamente, a Irmã Terezinha da Silva Mattos, e o Padre Udilon Conceição de Jesus.

Irmã Terezinha é a primeira mulher da história da Arquidiocese de Feira de Santana a assumir a chancelaria. Sua principal atribuição é dar respaldo legal aos despachos do Arcebispo e dos documentos oficiais. Um documento canônico, por exemplo, só tem validade legal quando assinado pelo arcebispo e pela chanceler. Além de despachar, realiza também o registro e o arquivo de uma cópia.

Já o Padre Udilon, novo secretário episcopal, segue na função de referencial da Pastoral da Comunicação (Pascom), atuando ainda na assistência espiritual ao Centro Social Monsenhor Jessé. Enquanto secretário, o sacerdote auxiliará e acompanhará Dom Zanoni no desempenho das suas atividades a serviço da Igreja.

Dezenas de padres, religiosas, leigos e leigas compareceram à cerimônia. O rito teve início com a saudação do Arcebispo aos presentes, seguindo com a leitura das provisões e a manifestação de fé por parte dos empossados, concluindo com a foto oficial e um momento de coffee break.

“Aqueles que assumem uma missão canônica na Igreja é pedido que possam professar a fé. A função não é uma tarefa profissional qualquer, mas uma expressão da fé. Os irmãos não são escolhidos porque são próximos ao Bispo, mas pela dedicação, pelo zelo nas coisas tão preciosas para o bem da Igreja. Compreendemos que precisamos partilhar o governo da Arquidiocsse, não somente o bispo sozinho”, frisou Dom Zanoni na ocasião.