História

A Diocese de Feira de Santana foi criada em 21 de julho de 1962, pela Bula Quandoquidem Novae, do Papa João XXIII, desmembrada da Arquidiocese de São Salvador da Bahia. Sua instalação ocorreu em 26 de janeiro de 1963, na então igreja matriz da Paróquia Senhora Sant’Ana a qual foi, também, erigida como igreja catedral diocesana Senhora Sant’Ana.

O primeiro bispo foi Dom Jackson Berenguer Prado (1962-1971); seu segundo bispo foi Dom Silvério Jarbas Paulo Albuquerque, OFM, o qual assumiu a Diocese de Feira de Santana, em 1973, e a governou até 1995. O terceiro bispo foi Dom Itamar Vian, OFMCap, hoje arcebispo emérito, o qual governou até 01 de dezembro de 2015. Atualmente, Dom Zanoni Demettino Castro, é o arcebispo titular que sucedeu a Dom Itamar Vian, desde 02 de dezembro de 2015. A então Diocese de Feira de Sant’Ana foi elevada à dignidade de Arquidiocese e, por isso, de Sede da Província Eclesiástica de Feira de Santana, pelo Papa João Paulo II através da Bula Ad totius dominici e foi erigida em 16 de janeiro de 2002.

O munícipio de Feira de Santana tem uma população, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE (2021) de 624,107. A população total da Arquidiocese é de 980,256 habitantes divididos em dezenove municípios dos quais 572,227 são católicos e seu território é de 6.730 km².

A Arquidiocese de Feira, além do município de Feira de Santana, onde é situada a sede da Arquidiocese e também da Província Eclesiástica de Feira de Santana, é constituída por 19 municípios e possui 48 paróquias. Na cidade de Feira, sede da Arquidiocese, são 20 Paróquias, mais 08 Paróquias com suas respectivas sedes canônicas e pastorais nas sedes dos distritos dos municípios de Feira de Santana e de Coração de Maria, e, ainda, mais 18 paróquias, pois, em cada sede de município que integra a Arquidiocese, tem-se uma sede paroquial.

Feira de Santana está localizada geograficamente no Agreste da Bahia, na zona econômica do rio Paraguaçu, mas antes da sua fundação, a região onde atualmente é localizada na cidade de Feira tinha forte ligação cultural e econômica com o Recôncavo Baiano. Quando a cidade foi fundada, em 1832, houve um desmembramento do território até então pertencente ao município de Nossa Senhora do Rosário do Porto de Cachoeira, atual cidade de Cachoeira.

territorio arquidiocesano

Ao longo do tempo, as influências culturais do Sertão se tornaram mais influentes na cidade, assim como as próprias características da sua população, enquanto o Recôncavo Baiano é formado por cidades históricas com população de maioria de raça Negra e cultura de raiz redominantemente afrodescendente. O município de Feira de Santana foi povoado por migrantes vindos do interior da Bahia e de todo o Brasil que,a partir de então, misturaram-se etnicamente e culturalmente à tradição dos tropeiros e do sertanejo os quais se enraizaram na cidade de maneira que o município se tornou uma das maiores e principais representantes da cultura sertaneja na região Nordeste.

Conhecida como o Portal do Sertão, a cidade de Feira de Santana é o ponto de divisão sociocultural entre o Recôncavo e o interior do Estado da Bahia, esse ponto onde Feira se localiza é o encontro de grandes regiões Culturais e Históricas do Estado: Recôncavo (Leste e Sul), Região do médio Paraguaçu (Oeste e Sudoeste), região do Nordeste Baiano (Leste e Nordeste) e Região Sisaleira (Norte e Noroeste). A sua Região Metropolitana possui cidades integrantes de todas estas Regiões citadas, fazendo de Feira de Santana um importante polo de encontro cultural e histórico da Bahia, além de exercer forte influência econômica sobre essas Regiões.

Por fim, a cidade de Feira de Santana possui grande polo comercial e alto potencial de desenvolvimento industrial, por essa razão, a cidade recebe pessoas de outros Municípios e Estados, o que gera uma demanda alta no que diz respeito à expansão imobiliária. Nos últimos anos, o número de condomínios particulares e conjuntos habitacionais criados pela política habitacional dos governos, tem se ampliado bastante o que gera o aumento das demandas dos Agentes de Pastorais e das Lideranças das comunidades e, assim, a Arquidiocese de Feira de Santana encontra-se em estado permanente de missão.

Província Eclesiástica de Feira de Santana

A Província Eclesiástica de Feira é composta pelas seguintes
Dioceses, chamadas de sufragâneas.

CONHEÇA E CLIQUE em seus respectivos canais oficias.
– Barra (www.instagram.com/diocesedebarra)
– Barreiras (www.diocesedebarreiras.org.br)
– Irecê (www.instagram.com/diocesedeirece_ba)
– Juazeiro (www.diocesedejuazeiro.org.br)
– Paulo Afonso (www.diocesedepauloafonso.com.br)
– Rui Barbosa (www.diocesederuybarbosa.com.br)
– Senhor do Bonfim (www.instagram.com/diocese_de_bonfim)
– Serrinha (www.instagram.com/dioceseserrinha)

A Província Eclesiástica de Feira de Santana tem uma superfície
de 312.637 km²; população de 4.221.313 habitantes; 163 municípios
e 174 paróquias.

provincia de feira de santana

Conheça as Paróquias
da Arquidiocese de Feira

Conheça as Paróquias, seus respectivos párocos,
administradores, vigários paroquiais e colaboradores pastorais.

GALERIA DE FOTOS

DOM ZANONI DEMETTINO CASTRO

Lema Episcopal:
“Ecce Mitte me”
(Eis aqui, envia-me)

DOM ITAMAR VIAN

Lema Episcopal:
“Somos todos irmãos”

dom-sillverio
DOM FREI SILVÉRIO JARBAS PAULO DE ALBUQUERQUE

Lema Episcopal:
“Sentire cum Ecclesia”
(Sentir com a Igreja)

DOM JACKSON BERENGUER PRADO

Lema Episcopal:
Cristo Redentor dos Homens”

BIOGRAFIA DOS BISPOS
dom jacks

DOM JACKSON BERENGUER PRADO – (1962-1971)
Lema Episcopal: “Cristo redentor dos homens”

Jackson Berenguer Prado, nasceu em 4 de maio de 1918, em Tucano/BA. Foi ordenado sacerdote em 13 de junho de 1943 em Senhor do Bonfim/BA. Em 27 de julho de 1957, o Papa Pio XII, pela Bula Christus Jesus, criou a então Diocese de Vitória da Conquista/BA e o nomeou seu primeiro Bispo. Dom Jackson foi ordenado bispo por Dom Augusto Álvaro Cardeal da Silva, Arcebispo de São Salvador da Bahia e Primaz do Brasil, em Salvador, dia 03 de agosto de 1958. De 1958 a 1962 foi bispo da Diocese de Vitória daConquista/BA. Depois foi nomeado pelo Papa João XXIII, o primeiro bispo da então Diocese de Feira de Santana e empossado dia 26 de janeiro de 1963. E, por fim, nomeado também o primeiro bispo da Diocese de Paulo Afonso/BA a qual governou de 1971 a 1983. Faleceu em Salvador dia 02 de agosto de 2005.

DOM FREI SILVÉRIO JARBAS PAULO DE ALBUQUERQUE (1973-1995)
Lema Episcopal: “Sentire cum Ecclesia” (Sentir com a Igreja)

Silvério Jarbas Paulo de Albuquerque nasceu em Olinda/PE, em 11 de março de 1917. Foi ordenado presbítero em 30 de maio de 1942. Em 17 de março de 1970 foi nomeado bispo de Caetité/BA pelo Papa Paulo VI. Foi ordenado bispo em 10 de maio de 1970 em Salvador, por Dom Eugênio Araújo Sales, Cardeal Arcebispo e Primaz do Brasil. Em 13 de janeiro de 1973 foi nomeado bispo da Diocese de Feira de Santana pelo Papa Paulo VI e empossado dia 20 de maio de 1973. Faleceu em 18 de maio de 2013.

Dom Itamar na Paroquia

DOM ITAMAR VIAN – (1995-2015)
Lema Episcopal: “Somos todos irmãos”

Itamar Vian nasceu em Roca Sales/RS, em 27 de agosto de 1940. Foi ordenado presbítero em 01 de dezembro de 1968. Foi nomeado bispo de Barra/BA pelo Papa Paulo VI em 29 de dezembro de 1983 e ordenado Bispo em 08 de abril de 1984. Em 22 de fevereiro de 1995 foi nomeado bispo da então Diocese de Feira de Santana e tomou posse em 28 de maio de 1995. Em 16 de janeiro de 2002, a então Diocese de Feira de Santana foi elevada à dignidade de Arquidiocese pelo Papa João Paulo II através da Bula Ad totius dominici e seu primeiro Arcebispo Metropolitano foi Dom Itamar Vian. Dom Itmar renunciou p governo da Arquidiocese em 18 de novembro de 2015. Permanece na Arquidiocese de Feira de Santana como Arcebispo Emérito.

DOM ZANONI DEMETTINO CASTRO – (1995 – ATUAL)
Lema Episcopal: “Ecce Mitte me” (Eis aqui, envia-me)

Zanoni Demettino Castro nasceu em Vitória da Conquista/BA em 23 de janeiro de 1962. Foi ordenado sacerdote em 28 de dezembro de 1986. Foi nomeado pelo Papa Bento XVI Bispo da Diocese de São Mateus/ES no dia 03 de outubro de 2007. Ordenado bispo no dia 24 de novembro de 2007 em Vitória da Conquista/BA. Após sete anos como Bispo da Diocese de São Mateus/ES, no dia 3 de dezembro de 2014 foi nomeado Arcebispo Coadjutor da Arquidiocese de Feira de Santana Feira e tomou posse no dia 6 de fevereiro de 2015. No dia 02 de dezembro de 2015 assumiu como Arcebispo Metropolitano de Feira de Santana, sucedendo Dom Itamar Vian.

dom Zanoni

Brasão Eclesiástico

Escudo:
De prata, uma cruz, de vermelho carregada de conchas,
com uma pérola, ao natural e cantonada de 16 pegadas de boi de preto

Insígnias:
Mitra, cruz processional e báculo

Comentário:
A cidade de Feira, sede do Arcebispado tem como Padroeira Sant’Ana
que, como o seu sofrimento, cooperou na redenção do mundo.
Feira – feira do gado – (pegadas de boi);
de Sant’Ana – padroeira – (concha);
Mãe do Redentor (cruz)

Rolar para cima