Dom Zanoni realiza visita à Angola, participando da ordenação presbiteral do Diácono Quintino Samacaca


No último sábado, 15 de fevereiro, foi realizada a Ordenação Presbiteral do Diácono Quintino Samacaca – PSDP. O Arcebispo de Feira de Santana, Dom Zanoni Demettino Castro, participou da concelebração direto do Santuário de Nossa Senhora de Fátima – Huambo, em Angola.

Padre Quintino é de nacionalidade angolana e pertence à Congregação dos Pobres Servos da Divina Providência. Em Feira de Santana, atuará como Vigário da Paróquia Nossa Senhora das Graças, no bairro Cidade Nova. O Coordenador Geral de Pastoral da Arquidiocese, Padre Victor Zacarias Luaco – PSDP, também participou da Ordenação Presbiteral de Padre Quintino, assim como a Irmã Patrícia Alves, do Instituto Religioso do Cenáculo da Caridade.

A visita do Bispo Referencial da Pastoral AfroLatino-Americana e Caribenha tem um caráter pastoral, eclesial e sociocultural, com atenção especial às realidades da Igreja, das comunidades afrodescendentes e das questões sociais que afetam o povo angolano.

Na dimensão eclesial e pastoral, a presença de Dom Zanoni é de grande significado, pois reafirma a comunhão da Igreja latino-americana e africana. Na oportunidade, também aconteceu um profícuo encontro com os Bispos Angolanos, além de visita às Comunidades e diálogo com as Pastorais Sociais.

“As CEBs, em Angola, têm um forte papel naevangelização e na construção da sociedade. Conhecer essas experiências pode enriquecer a missão da Pastoral Afro no Brasil”, explicou Dom Zanoni ao Site Oficial da Arquidiocese.

O Arcebispo de Feira de Santana realizou uma visita ao Santuário de Nossa Senhora da Muxima, que é o maior centro de peregrinaçãode Angola e um local de forte religiosidade popular afro, conhecendo, deste modo, as tradições religiosas afro-angolanas.

“A Igreja angolana tem uma forte expressão da fé inculturada, com música, dança e ritos querefletem a identidade do povo. Angola foi umdos principais pontos de partida do tráfico transatlântico. Aprofundar essa memória pode contribuir para a reflexão sobre a pastoral afro na América Latina”, completou o Arcebispo de Feira. 

Ainda na visita ao país africano, Dom Zanoni pôde acompanhar com proximidade os projetos sociais da Igreja: escolas, hospitais, missões e iniciativas de desenvolvimento comunitário lideradas por Congregações Religiosas, realizando ainda encontro com movimentos juvenis, que compartilham desafios semelhantes aos do Brasil, como a violência urbana e o desemprego.


Confira na íntegra a mensagem de Dom Zanoni ao Delegado dos Pobres Servos da Divina Providência no Brasil, Padre Jaime Bernardi – PSDP:

Caríssimo Pe. Jaime, caríssimos irmãos da Família Calabriana no Brasil,

Recebo com alegria e gratidão a mensagem de vocês. Foi uma grande graça participar da Ordenação Presbiteral do agora Sacerdote Pe. Quintino, testemunhando o dom do ministério que ele recebeu para servir ao povo de Deus.

A notícia de sua permanência em Feira de Santana, como Vigário Paroquial, colaborando com o Pe. Zacarias, é motivo de júbilo para nossa Igreja local. Com certeza, ele será uma bênção para a comunidade, colocando em prática o carisma calabriano com zelo e dedicação.

Reitero minha gratidão pela acolhida fraterna e rezo para que o Senhor continue a abençoar a Congregação dos Pobres Servos da Divina Providência em sua missão. Daqui de Angola, onde também contemplo a riqueza da fé e da cultura do nosso povo, sigo unido a vocês em oração e comunhão eclesial.

Que São João Calábria nos inspire sempre no caminho do serviço e da confiança na Providência!

Com minha bênção e estima,

✠ Zanoni Demettino Castro

Arcebispo Metropolitano de Feira de Santana

Pastoral de Comunicação – PASCOM Arquidiocese de Feira de Santana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima