COMIDI realiza Encontro de Formação para Assessores da Infância e Adolescência Missionária


O COMIDI (Conselho Missionário Arquidiocesano) da Arquidiocese de Feira de Santana promoveu, neste fim de semana, o Encontro de Formação para Assessores da Infância e Adolescência Missionária (EFAIAM), com o objetivo de formar assessores e coordenadores para acompanhar grupos da Infância e Adolescência Missionária (IAM).

Entre os dias 21 e 22 de fevereiro, o encontro aconteceu de forma online, aprofundando sobre a história e o carisma, o perfil do assessor, além dos doze passos para organizar um grupo da IAM e a metodologia das Quatro Áreas Integradas.

A programação presencial foi realizada neste domingo (23), iniciando com a Celebração Eucarística, presidida pelo padre Leomário Santos, coordenador do COMIDI. Em seguida, a Coordenação Estadual realizou uma dinâmica missionária, apresentando os Fundamentos da Missão e a Espiritualidade. Após a oração do Terço Missionário, os participantes receberam os certificados. 

“Este foi um momento de formação, de encontro, para ajudar também essas crianças a descobrir a importância do ser missionário e também se sentirem corresponsáveis na missão da Igreja. Com certeza as paróquias que participaram saem daqui com a vontade, com o desejo, de dar prosseguimento a este trabalho, que já está acontecendo”, disse o padre Leomário, ao Site Oficial da Arquidiocese de Feira. 


A Infância e Adolescência Missionária (IAM) é um estilo de vida, um jeito especial de ser durante todos os dias da semana, assumido junto ao grupo. Participam da Obra, crianças e adolescentes que se identificam com o carisma “Criança e adolescente rezando e ajudando crianças e adolescentes”.

O EFAIAM contou com a participação de 37 representantes de 11 paróquias da Arquidiocese. São elas: Senhor do Bonfim (Cruzeiro); Santuário Santo Antônio; Santa Dulce dos Pobres; Nossa Senhora dos Humildes (Humildes); Senhor do Bonfim (Santanópolis); Nossa Senhora do Perpétuo Socorro; Nossa Senhora do Carmo (Jaguara); Nossa Senhora da Lapa (Amélia Rodrigues); Nossa Senhora das Graças; Nossa Senhora de Guadalupe e São João Batista (Água Fria).

Na ocasião foi realizada a eleição para definição da coordenação da IAM da Arquidiocese de Feira de Santana, excepcionalmente pelo período de um ano. A escolhida foi Janaína, da Paróquia Santuário Santo Antônio (Capuchinhos), com 26 votos. “Hoje foi um dia em que pudemos nos aprofundar mais nessa grande missão. O nosso objetivo é somar e crescer com todos na implantação nas paróquias”, destacou a coordenadora.


Por meio do olhar atento às realidades universais, os missionários da IAM agem em suas realidades locais, como protagonistas da missão, comprometidos com os objetivos de: suscitar o espírito missionário universal entre as crianças e adolescente; cooperar espiritualmente com orações, sacrifícios e testemunho de vida; despertar e fortalecer as vocações missionárias, no anúncio de Jesus Cristo aos que ainda não o conhecem; incentivar pais, educadores e assessores a promover o protagonismo das crianças e adolescentes na evangelização e solidariedade universais; cooperar materialmente com ofertas, fruto de renúncias, para ajudar as crianças e adolescentes necessitados dos cinco continentes.

Os grupos da IAM são formados por até 12 crianças ou adolescentes. Esses grupos são organizados por proximidade de faixas etárias, tendo o acompanhamento de um assessor (adulto). A metodologia tem o objetivo de motivar as crianças e adolescentes a refletir sobre as realidades encontradas desde o âmbito local até além-fronteiras. Para isso, a Obra acontece por meio de encontros semanais para refletir um Tema Gerador, escolhido pelo grupo, dentro de Quatro Áreas Integradas.

Coordenadora estadual, Sheiliane Silva enfatizou a importância do protagonismo da criança e do adolescente na missionariedade da Igreja. “A Comissão Arquidiocesana terá a missão de dar continuidade à animação desta obra. Então, se a sua paróquia não enviou alguém para ser assessor, para implantar a IAM, procurem a coordenação para fazer este caminho”, indicou, no encerramento do encontro. 

Pastoral da Comunicação – PASCOM ARQUIDIOCESE DE FEIRA DE SANTANA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima