Realizada no segundo domingo da Quaresma, a Caminhada do Perdão deste ano acontecerá no dia 16 de março, com saída do Santuário Santo Antônio, na Avenida Presidente Dutra (Capuchinhos). O evento é uma realização da Arquidiocese de Feira de Santana, que reúne milhares de fiéis.

O itinerário penitencial está intimamente em sintonia a Quaresma, forte tempo litúrgico da Igreja e a Campanha da Fraternidade – CF e, de modo especial, neste ano 2025, com o Ano Santo e o Jubileu da Esperança, proclamados pelo Papa Francisco.]
As camisas trazem uma riqueza de detalhes que buscam traduzir todo este contexto a ser vivido de forma especial. A começar pela cor. O verde escolhido traz uma textura de folhas e está ligado ao tema da Campanha da Fraternidade 2025: “Fraternidade e Ecologia Integral”. Uma outra motivação da cor é a representação da esperança, a partir da temática vivida em todo a Igreja com Jubileu as Esperança.
A camisa conta ainda alguns elementos que remetem ao sentido penitencial, como a cruz de Cristo, símbolo da reconciliação, e os detalhes no tom roxo, indicando o tempo litúrgico da Quaresma, configurando este convite a viver a Caminhada como um momento de penitência e de conversão.
“O símbolo que predomina na camisa é a cruz. A cruz com o Cristo crucificado. Portanto, é um convite a entender que o discípulo de Jesus é alguém que busca renunciar a si mesmo e abraçar a cruz como fez Cristo. “Na camisa aparece a logomarca do Jubileu, mostrando que estamos em comunhão com a Igreja presente no mundo inteiro, e que queremos caminhar como Peregrinos daEsperança, porque a cruz nos fala de esperança, uma vez que a morte foi vencida com a morte do Senhor Jesus”, explicou Pe. Pedro Moraes Brito Júnior, coordenador da Equipe de Organização das Camisas da Caminhada do Perdão 2025.
Adquirindo a camisa da Caminhada do Perdão, disponível nas Secretarias das Paróquias, nas Lojas de Artigos Religiosos Católicos da cidade de Feira de Santana e na Cúria Metropolitana (Sede Administrativa da Arquidiocese de Feira), os fiéis colaboram diretamente com as despesas para a realização da Caminhada do Perdão e, além disso, com as ações de cunho social da Arquidiocese.
“Temos o Centro Social Monsenhor Jessé, que atende moradores em situação de rua, o Espaço Viva Mulher, que cuida das mulheres em situação de risco, Casa da Rainha, que recupera pessoas com dependências químicas, além de colaborar com as Pastorais Sociais da Arquidiocese que cuidam desta dimensão Evangelizadora da Igreja. Portanto, a pessoa que adquire a camisa da Caminhada do Perdão não está somente adquirindo um produto com o qual vai participar da Caminha, mas estará contribuindo com a Arquidiocese nas suas iniciativas socais, de promoção da vida, da solidariedade e da paz”, completou o sacerdote.
Pastoral da Comunicação – PASCOM
Arquidiocese de Feira de Santana