
A Igreja Católica celebra, neste fim de semana, a Solenidade de São Pedro e São Paulo, duas figuras centrais na história do cristianismo, que sustentam a tradição apostólica e a missão evangelizadora. A data também marca o Dia do Papa, ocasião em que os fiéis são convidados a rezar pelo Santo Padre e por seu ministério petrino. É neste contexto que se realiza, anualmente, a tradicional Coleta do Óbolo de São Pedro.
Unida a essa iniciativa, a Arquidiocese de Feira de Santana promove a coleta em todas as suas 46 paróquias durante as celebrações do fim de semana. O gesto convida os católicos a expressarem concretamente a sua comunhão com o Papa Leão XIV e a corresponsabilidade na missão evangelizadora e caritativa da Igreja. No ano passado, foram arrecadados R$ 30.332,82, valor encaminhado integralmente pela Cúria à Santa Sé.
Mais do que uma contribuição financeira, o Óbolo de São Pedro é um gesto de fé, unidade e solidariedade, ajudando o Santo Padre a atender necessidades da Igreja em diversas partes do mundo e a apoiar iniciativas de assistência destinadas a populações afetadas pela pobreza, por conflitos, perseguições e outras situações de vulnerabilidade.
A tradição remonta aos primeiros séculos da história, ganhando maior difusão a partir do final do século VIII, quando os povos anglo-saxões convertidos ao cristianismo passaram a enviar regularmente contribuições ao Papa como sinal de proximidade e fidelidade à Sé Apostólica. Com o passar dos anos, a iniciativa consolidou-se em toda a Igreja como uma expressão concreta de apoio ao ministério petrino e às ações de caridade.
Entre as iniciativas apoiadas estão ações emergenciais diante de catástrofes naturais, assistência a populações afetadas por guerras e crises humanitárias, apoio a comunidades cristãs perseguidas e projetos voltados à promoção da dignidade humana, da educação e da saúde.
Para o ecônomo da Arquidiocese de Feira de Santana, padre Hipólito Gramosa dos Santos, a celebração dos Apóstolos Pedro e Paulo representa uma oportunidade especial para que os fiéis renovem sua comunhão com a Igreja e com o Papa.
“Além de rezarmos pelo ministério petrino em nossa Igreja, somos convocados a realizar um gesto concreto da nossa fé, que é participar da Coleta para o Óbolo de São Pedro, fazendo a nossa oferta nas celebrações que participarmos em nossas comunidades paroquiais. Essa coleta será repassada integralmente à Cúria Metropolitana de Feira de Santana, a qual encaminhará integralmente à Nunciatura Apostólica. Você, católico, não deixe de fazer a sua oferta neste dia”, conclama.
Desta forma, a Arquidiocese de Feira de Santana incentiva todas as comunidades, pastorais, movimentos e fiéis a participarem generosamente da coleta durante as celebrações deste fim de semana, contribuindo conforme suas possibilidades e unindo-se a este gesto de fé, solidariedade e compromisso com a missão da Igreja.
Assessoria de Comunicação – ASCOM
Arquidiocese de Feira de Santana



