Paróquia Imaculada Conceição recebe VIII Semana Missionária da Arquidiocese

A Paróquia Imaculada Conceição, em Feira de Santana, recebe, entre os dias 12 e 19 de julho, a VIII Semana Missionária, promovida pelo Seminário Maior Sant’Ana Mestra, que reúne seminaristas, sacerdotes, religiosos, religiosas, vocacionados e leigos da Arquidiocese de Feira de Santana em uma programação dedicada à evangelização, formação e convivência com as comunidades.

Com o tema “Um em Cristo, unidos na missão” e o lema “Para que o mundo creia” (Jo 17,21), a Semana Missionária busca fortalecer a dimensão missionária da Igreja e proporcionar aos participantes uma experiência concreta de proximidade com as diferentes realidades presentes na vida das paróquias e comunidades da Arquidiocese.

A programação tem início no domingo (12), com a celebração da Santa Missa às 7h30, na Igreja Matriz da Imaculada Conceição. Ao longo da semana, os missionários participam de visitas às famílias, encontros formativos, ações sociais, visitas a instituições, celebrações e atividades de animação pastoral junto às lideranças já atuantes na paróquia.

A Semana Missionária faz parte do itinerário formativo do Seminário Maior Sant’Ana Mestra e constitui uma das principais experiências da dimensão pastoral missionária vivenciada pelos seminaristas. Realizada tradicionalmente durante o recesso acadêmico do meio do ano, a iniciativa proporciona uma imersão na realidade das comunidades e favorece o contato direto com o povo de Deus.

Segundo o reitor do Seminário Maior Sant’Ana Mestra, padre Gilvan Oliveira, a missão representa um momento privilegiado para a formação e para a vida da Igreja.

“A Semana Missionária constitui um momento privilegiado da formação e da vida eclesial, pois proporciona aos seminaristas e a todos os participantes um contato direto com o povo de Deus, com as realidades e os desafios de nossas paróquias e cidades”, afirma.

O sacerdote destaca ainda que a experiência fortalece a consciência missionária dos participantes e contribui para um conhecimento mais profundo da realidade social, cultural e religiosa das comunidades visitadas, favorecendo uma evangelização mais próxima e comprometida com a vida das pessoas.

Além de contribuir para a formação dos futuros sacerdotes, a Semana Missionária tem entre seus objetivos aproximar seminaristas e vocacionados das diversas realidades da Arquidiocese de Feira de Santana, ajudando-os a conhecer e amar o povo que se preparam para servir. A proposta busca renovar o ardor missionário das comunidades que acolhem a missão, incentivando a continuidade das ações evangelizadoras após o encerramento da programação.

Estudante do 4º ano da Teologia, na etapa da Configuração, o seminarista Edinei Gomes recorda que sua primeira participação na Semana Missionária ocorreu em 2018, nas comunidades de Candeal e Paramirim, pertencentes à Paróquia Nossa Senhora da Purificação dos Campos, em Irará.

“A primeira vez que participei da Semana Missionária eu ainda estava em período de descoberta da vocação e dando os primeiros passos no caminho vocacional. A experiência ajudou-me a entender um pouco mais do que seria uma missão integral, no contato com o povo e com os outros missionários que caminharam junto comigo”, recorda.

Para o seminarista, a missão proporciona experiências que marcam profundamente a caminhada vocacional e a vida cristã.

“Vale muito a pena sair do conforto de nossas casas para ir ao encontro do outro que nos espera de braços abertos, que espera uma palavra de cuidado e busca conhecer o Cristo que estamos anunciando. São dias intensos, de muita doação, mas que preenchem o coração de uma alegria que nunca passa”, destaca.

Retomado em 2017, o projeto já passou pelos municípios de Ouriçangas, Irará, Tanquinho, Santo Estêvão e Ipecaetá, além do distrito de Humildes. Ao longo dos anos, a Semana Missionária consolidou-se como uma importante iniciativa de formação missionária e de fortalecimento da presença evangelizadora da Igreja nas comunidades da Arquidiocese.

Neste ano, a missão será realizada em Feira de Santana, reunindo participantes de diversas paróquias para uma semana marcada pela oração, pelo serviço, pela convivência fraterna e pelo anúncio do Evangelho. O encerramento acontece no domingo (19), com a celebração da Santa Missa às 10h, na Igreja Matriz da Imaculada Conceição.

Assessoria de Comunicação – ASCOM
Arquidiocese de Feira de Santana

Rolar para cima