
Patrimônio Imaterial do Município, a Caminhada do Perdão, organizada pela Arquidiocese de Feira de Santana, atraiu uma verdadeira multidão de fiéis pelas ruas de Feira de Santana, em uma grande manifestação de fé, reconciliação e esperança, na manhã deste domingo, 16 de março, 2° Domingo da Quaresma.
A programação teve início às 6h30, com uma coletiva de imprensa que reuniu os veículos de comunicação da cidade. Logo após, às 7h, foi realizada a Celebração Eucarística, presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Zanoni Demettino Castro, e concelebrada pelo Arcebispo Emérito Dom Itamar Vian, além de diversos padres e diáconos da Arquidiocese.
“Essa edição da Caminhada tem um significado ainda mais especial, pois estamos no Ano Jubilar e celebramos sua oficialização como Patrimônio Imaterial de Feira de Santana. Esse reconhecimento não é apenas cultural, mas espiritual. Significa que nossa cidade quer ser um espaço de reconciliação, justiça e paz, onde o perdão não é apenas palavra, mas testemunho concreto”, expressou Dom Zanoni, durante a homilia.

Entre cantos quaresmais, louvores, orações e momentos de reflexão, os fiéis puderam participar, com espírito de profunda reverência e devoção, deste momento tão importante para a Igreja Particular de Feira de Santana e para toda a nossa cidade.
“Pude viver profundamente esse momento hoje com o Senhor, rezando por toda a Arquidiocese, por nosso Bispo, pelos nossos padres, por mim e por minha família. Foi um momento de estar ali o tempo todo em oração, em penitência, pedindo perdão a Deus, vivendo a comunhão. Fiquei muito tocada com a quantidade de pessoas. Os momentos de oração foram muito fortes. Acho. Que a Caminhada precisava disso, desta profundidade”, disse Elisabete Leal, que participa desde as primeiras edições.

Este ano, entre as novidades, esteve o percurso: mais dinâmico, com um trajeto reduzido, visando garantir mais fluidez ao trânsito e segurança. A mudança (direto dos Capuchinhos para a Catedral) teve boa aceitação pelos participantes.
“O novo percurso da Caminhada do Perdão foi uma mudança muito significativa para vivermos melhor este momento, pois foi um trajeto mais organizado e seguro, proporcionando locais estratégicos nas paradas, que nos permitiu viver de forma ainda mais intensa, sem maiores preocupações com trânsito e outras situações externas. Foi uma mudança muito proveitosa”, relatou a jovem Kassib Kauana.
Após a vivência deste belo trajeto, o encerramento oficial da Caminhada do Perdão se deu com a benção do Santíssimo Sacramento, um momento conduzido pelo Arcebispo Emérito Dom Itamar Vian, na Praça Padre Ovídio, ao lado da Catedral.
Pastoral de Comunicação – PASCOM Arquidiocese de Feira de Santana
