
Uma oportunidade de aprofundamento espiritual e de fortalecimento da comunhão eclesial. O Retiro do Clero da Arquidiocese de Feira de Santana aconteceu entre os dias 24 e 27 de março, na Casa de Retiro São José, em Mar Grande.
Neste ano, Dom Antônio Carlos Cruz, bispo da Diocese de Petrolina (PE), conduziu o retiro dos presbíteros, que teve como tema: “Pastores conforme o coração do Bom Pastor”.
O retiro anual, além de ser uma obrigação canônica (está previsto pelo Código de Direito Canônico, cânon 276 § 2 4º), representa uma oportunidade para reforçar a unidade com o Arcebispo, viver de forma mais profunda a oração, o silêncio, na vivência fraterna e também no descanso.

“O Clero de Feira de Santana, o Arcebispo, presbíteros e diáconos, participam do seu retiro anual, conforme exige o cânon 276, que reza, entre as obrigações dos presbíteros, a obrigação de participar anualmente dos retiros espirituais. Este ano estamos na Casa de Retiro São José, em Mar Grande. Dom Antônio Carlos Cruz Souza, Bispo de Petrolina é o orientador do retiro, nos introduzindo em um outro estilo e ritmo de vida”, destacou Dom Zanoni.
Portanto, o retiro do Clero é esta expressão da mística do encontro com Jesus Cristo. Uma experiencia de renovação para que os ministros ordenados sejam semelhantes ao Bom Pastor, que no acolhimento, tinha cuidado especial para com os pobres, os doentes, sem exclusão alguma. (cf. CNBB, Comunidade de comunidades, uma nova paróquia. Estudos da CNBB – 104, p. 24).
Nestes dias, os presbíteros atenderam ao chamado a participar com ânimo generoso e coração aberto para acolher a renovação que o Espírito Santo traz à Igreja, não só em suas estruturas, mas também aos seus pastores.
Pastoral da Comunicação – PASCOM ARQUIDIOCESE DE FEIRA DE SANTANA
