
Aceitando o chamado à se entregar por inteiro a Deus e à Igreja, seis seminaristas da nossa Arquidiocese deram um passo importante em seus caminhos vocacionais. Três deles foram admitidos às Ordens Sacras, enquanto outros três receberam o Ministério do Leitorato.
A Celebração Eucarística, na quinta-feira, 15 de abril, reuniu amigos, familiares e formadores, sendo presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Feira de Santana, Dom Zanoni Demettino Castro, que, recebendo o pedido dos seminaristas, acolheu as suas candidaturas.
De acordo com o Cerimonial dos Bispos (n. 479), “o rito de admissão às Ordens Sacras destina-se a que o aspirante ao Diaconato ou ao Presbiterato manifeste publicamente a sua vontade de se doar a Deus e à Igreja, para exercer a Ordem Sagrada. A Igreja, aceitando esta doação, escolhe-o e chama-o, a fim de se preparar para receber a Sagrada Ordem, passando assim a ser contado legitimamente entre os candidatos ao Diaconato e ao Presbiterato”.
Assim, a admissão é o momento em que a Igreja acolhe o seminarista como candidato para o ministério de diácono e de presbítero. Por seu caráter espiritual e eclesial, esse ato marca de maneira significativa o processo formativo do seminarista. Este é mais um passo na caminhada de discernimento vocacional rumo ao sacerdócio. Nele se dá o reconhecimento oficial da sua vocação. Por esse motivo, o candidato deve cultivar de forma mais intensa sua vocação e obedecer de forma incondicional a vontade de Deus que o chamou.

No ministério do Leitorato, o seminarista recebe a função de tornar-se auxiliar na liturgia da palavra, se tornando oficialmente um leitor da Igreja. Na Missa e nas demais ações sagradas, será ele a fazer as leituras da Sagrada Escritura (com exceção, porém, do Evangelho).
“O leitorato é um passo a mais em nossa caminhada rumo ao sacerdócio, dentro das menores ordens, dos ministérios, e nos condiciona, enquanto seminaristas e leitores, a proclamar a Palavra para as pessoas com maior afinco, com maior responsabilidade, nos comprometendo enquanto evangelizadores e anunciadores da Palavra de Deus”, explicou o seminarista Amilton (4° ano da Teologia).
Foram Admitidos às Ordens Sacras os seminaristas Alcides Luís, Alexsandro Santos e Marcelo de Jesus. Ainda na celebração, foram Instituídos Leitores os seminaristas Edinei Gomes, José Amilton e Vinicius Brito.
“Hoje, o nosso arcebispo nos deu a graça de nos acolher rumo a esse ministério sacerdotal. Foi uma oportunidade de dizermos publicamente ‘sim’ a este chamado, de dizer que queremos continuar o processo rumo à uma entrega total e definitiva a Cristo e à Igreja”, expressou Alexsandro (3° ano da Teologia).
A Arquidiocese de Feira de Santana se alegra com este importante passo dado pelos nossos seminaristas, em preparação ao sacerdócio, ao passo em que convida todo o povo de Deus a rezar pelas vocações.

Que bom que rede social da Arquidiocese está tendo atualização