Pascom da Arquidiocese participa do Encontro Regional de Comunicação


Durante os dias 21 e 23 de março, a Pascom da Arquidiocese de Feira de Santana esteve representada no ERCOM (Encontro Regional de Comunicação), promovido pela Pascom Nordeste 3, na Casa de Encontro Vila de Nazaré, em Salvador, que trouxe como proposta a “Comunicação da Esperança”.

O encontro acontece todos os anos e oportuniza às lideranças das diferentes arqui/dioceses da Bahia e de Sergipe, o aprofundamento das habilidades práticas da comunicação, refletindo o caminho percorrido à luz de cada realidade das Igrejas Particulares e, a partir destes diagnósticos, assume-se, em unidade e comunhão, as prioridades para o ano.

A programação teve início na noite de sexta-feira (21), com a acolhida e credenciamento dos participantes. Logo após, os comunicadores viveram um momento de espiritualidade, com a Adoração ao Santíssimo Sacramento, conduzido pelo Diácono Alan Bacelar, Assessor Eclesiástico da Pascom Nordeste 3. 


Um dos principais nomes da comunicação católica nas mídias digitais do país, o jornalista e marqueteiro Fabiano Facchini, que possui vasta experiência na área, foi o responsável por ministrar as palestras, a partir do tema “Pascom 5.0: Tendências para as Mídias Sociais”. 

Assessora da Arquidiocese de São Salvador, a jornalista Sara Gomes partilhou a experiência vivida durante o Jubileu das Comunicações, em Roma, como parte da programação do Ano Santo, proclamado pelo Santo Padre, o Papa Francisco. 

O ERCOM teve a graça de contar ainda com a presença do Bispo Referencial da Pascom NE3, Dom Josafá Menezes, que recordou a atenção especial dedicada pela Igreja para com a comunicação, enquanto este instrumento essencial da evangelização contemporânea, sem descuidar, porém, da discussão moral sobre o modo de fazer comunicação. 

Um dos documentos utilizados como referência foi a Inter Mirifica – fruto do Concílio Vaticano II -, sobretudo quando a Igreja reconhece a ajuda valiosa [da comunicação] ao gênero humano, mas alerta “que os homens podem utilizar tais meios  contra o desígnio do Criador e convertê-los em meios da sua própria ruína”, contextualizando com as deepfakes e os desafios do uso indevido e descontrolado da IA (Inteligência Artificial).


O Arcebispo Metropolitano de Aracaju presidiu a Celebração Eucarística, concelebrada por padres e diáconos do Regional, e a presença dos pasconeiros. Um forte momento de espiritualidade, que reavivou em cada agente a chama da esperança e o compromisso de anunciar a Boa Nova, que nasce do encontro com a pessoa de Jesus Cristo. A programação do sábado (22) foi concluída com uma noite cultural no Farol da Barra.

No último dia do ERCOM, foi divulgado o calendário anual da Pascom Nordeste 3 e a definicação dos GTs (Grupos de Trabalho), conforme preconiza a Pascom Brasil. Os pasconeiros se dividiram, de acordo com as suas habilidades, entre a Espiritualidade, a Formação, a Produção e a Articulação. 

Durante todo este itinerário de aprofundamento da missão evangelizadora, a Arquidiocese de Feira de Santana se fez presente com dois representantes da Pascom: o jornalista Leandro Santana e a fotógrafa Pollyana Maria. 

“Vivenciar estes dias do ERCOM foi uma grande graça para todos nós. Enquanto peregrinos de esperança, somos chamados a ser esta Igreja em saída, que vive a missionariedade digital, a partir de uma comunicação que promove o encontro e cria laços de comunhão fraterna. Retornamos com um forte e necessário desafio à profissionalização do modo de agir pastoral”, avaliou Leandro Santana.

Pastoral da Comunicação – PASCOM ARQUIDIOCESE DE FEIRA DE SANTANA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima