Em Bogotá, Dom Zanoni faz apelo por uma Igreja missionária, comprometida com os pobres e com a defesa da dignidade humana


Nesta quarta-feira, 5 de fevereiro, o Arcebispo Metropolitano de Feira de Santana presidiu a Eucaristia durante o Encontro dos Processos Pastorais do Centro de Programas e Redes de Ação Pastoral (CEPRAP) do Conselho Episcopal Latino-Americano e do Caribe (CELAM), em Bogotá, na Colômbia. 

Na ocasião da memória de Santa Águeda, virgem e mártir da Igreja, Dom Zanoni iniciou sua homília destacando que o CEPRAP é um espaço de reflexão coletiva, onde são identificados os desafios e construídas novas perspectivas, sempre à luz da Palavra de Deus e do testemunho dos Santos, como Santa Águeda. 

“A memória de Santa Águeda nos lembra o preço da fidelidade a Cristo. Mártir do século III, ela enfrentou perseguição e violência por sua fé, mas permaneceu firme até o fim. Seu testemunho nos convida a uma entrega radical a Deus e ao serviço do Reino, sem medo das dificuldades. No CEPRAP, essa entrega se traduz na busca por uma Igreja em saída, missionária, comprometida com os pobres e com a defesa da dignidade humana”.

Ainda na ocasião, o Arcebispo recordou a necessidade da perseverança em meio aos desafios encontrados no caminho da evangelização e da promoção da justiça social, refletindo acerca da Carta aos Hebreus sob a pedagogia do Senhor, que corrige aqueles que ama. 

“A liturgia da Palavra nos interpela com uma mensagem profunda sobre o discipulado e a fidelidade a Deus em meio às provações. A Carta aos Hebreus (12,4-7.11-15) nos lembra que o Senhor corrige aqueles que ama, educando-os como filhos. Essa pedagogia divina pode, em um primeiro momento, parecer-nos dolorosa, mas produz frutos de paz e justiça. No contexto da missão do CEPRAP, isso nos convida a perseverar, mesmo diante das dificuldades que encontramos no caminho da evangelização e da promoção da justiça social. O chamado é claro: ‘Busquem a paz com todos e a santidade, sem a qual ninguém verá o Senhor’ (Hb 12,14)”, lembrou. 

À luz do Evangelho de São Mateus (Mc 6,1-6), em que o Senhor não foi aceito e reconhecido ao regressar à Nazaré, sua terra natal, Dom Zanoni fez um alerta sobre a dificuldade que se tem, muitas vezes, de reconhecer a presença de Deus no cotidiano, ficando à espera apenas de manifestações extraordinárias, descuidando da percepção da presença de Deus no rosto dos pobres, das lutas do povo e dos desafios pastorais enfrentados. 

“Este Evangelho é um alerta para nós. Como Igreja na América Latina e no Caribe, corremos o risco de cometer o mesmo erro que os habitantes de Nazaré. Podemos nos apegar a estruturas e modelos obsoletos, sem perceber as novas formas nas quais Deus continua agindo em seu povo. Precisamos estar atentos à voz do Espírito, que sopra onde quer, e discernir os sinais dos tempos para responder aos desafios pastorais com coragem e fidelidade ao Evangelho”.

Dom Zanoni concluiu sua mensagem suplicando a graça da perseverança e do discernimento, com uma atuação profética, para que a ação pastoral da Igreja na América Latina e no Caribe seja sempre um “testemunho fiel do Evangelho de Cristo”. 


SOBRE O CEPRAP

O Centro de Programas e Redes de Ação Pastoral (Ceprap) é um dos quatro centros criados com a renovação e reestruturação do CELAM (2019). Ele oferece serviços importantes para que a Igreja realize, de maneira mais eficaz, sua missão de anunciar o Reino de Deus, seguir a Cristo e promover a conversão integral das pessoas e das estruturas sociais.

OBJETIVOS DO CEPRAP

• Articular as redes territoriais e/ou temáticas de organizações eclesiais e civis; 

• Incentivar a pastoral ordinária para acolher itinerários missionários, sinodais, em saída e de conversão pastoral;

• Delimitar orientações comuns, facilitar o compartilhamento de experiências e elaborar materiais de apoio para organizar a pastoral;

• Influenciar junto às Conferências Episcopais, organismos eclesiais e civis, governos e instituições globais em políticas públicas com uma perspectiva de direitos;

• Tornar visível o magistério latino-americano e pontifício.

PASTORAL DE COMUNICAÇÃO – PASCOM ARQUIDIOCESE DE FEIRA DE SANTANA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima