
Arcebispo Metropolitano de Feira de Santana, Dom Zanoni Demettino Castro recebeu com profunda alegria a notícia da eleição do Papa Leão XIV, o Sucessor de Pedro, escolhido, na última quinta-feira (8), pelo Colégio Cardinalício, sob auxílio do Espírito Santo, para guiar e confirmar na fé mais de 1,4 bilhão de católicos por todo o mundo.
À frente da Igreja Particular de Feira de Santana, Dom Zanoni definiu o início deste pontificado como um “momento histórico” para a Igreja e para todo o mundo. Entre tantos nomes apontados como “papáveis”, o anúncio do então Cardeal Robert Francis Prevolt trouxe uma “bonita surpresa”, repleta de esperança.
“Com imensa alegria, nossa Igreja de Feira de Santana e toda a Igreja celebram um momento histórico. Como Arcebispo de Feira de Santana, uno-me à toda a Igreja no Brasil e no mundo, em ação de graças pelo dom deste novo Pastor universal, com o coração cheio de alegria, de gratidão, pelo pontificado fecundo do Papa Francisco. Recebi, de fato, essa notícia com muita alegria e esperança. Não tínhamos certeza de quem seria, tinham outros nomes ‘mais papáveis’ (apontados pela mídia), mas temos essa surpresa bonita eclesial. ‘Tu és Pedro’, disse Jesus, ‘e sobre esta pedra vou edificar a minha Igreja’”, descreveu.

O Arcebispo Metropolitano, que teve a graça de estar diversas vezes com o Papa Francisco, explicou o simbolismo que o nome do novo Pontífice carrega, recordando a sua trajetória pastoral na América Latina.
“Uma continuidade de Francisco. Leão XIV é um norte-americano que passou a maior parte da sua vida pastoral no Peru. Um missionário, um homem do povo, que cuida das pessoas. A terra do Padre Gustavo Gutiérrez, grande elaborador da Teologia da América Latina. O nome ‘Leão XIV’, sem dúvida nenhuma, é uma homenagem a Leão XIII, um Papa do século XIX, que elaborou a Encíclica Rerum Novarum, dando início às encíclicas sociais, à Doutrina Social da Igreja, através da preocupação com os trabalhadores. O Papa Leão XIV é um americano, um agostiniano, um dos mais próximos ao Papa Francisco”, completou Dom Zanoni.