Coletiva de imprensa reúne jornalistas de Feira e região na Cúria Metropolitana


Atendendo ao convite da Arquidiocese de Feira de Santana, diversos jornalistas e profissionais de comunicação de Feira de Santana e região participaram, nesta quarta-feira, 12 de fevereiro, da coletiva de imprensa realizada na Cúria Metropolitana.

Na ocasião, o Arcebispo Metropolitano, Dom Zanoni Demettino Castro, apresentou toda a estrutura da 11ª edição da Caminhada do Perdão, que ocorrerá neste domingo (16), às 7h, iniciando no Santuário Arquidiocesano Santo Antônio (Capuchinhos). 

Entre as pautas: o novo percurso, que este ano partirá da Avenida Presidente Dutra, seguindo direto até a Catedral Metropolitana de Senhora Sant’Ana; a apresentação do hino oficial da Caminhada,  de autoria e música do Pe. Udilon Conceição de Jesus; o tema escolhido para esta edição e a dimensão social do evento, que ajuda a sustentar as ações sociais da Arquidiocese.

“A ação da Igreja não é apenas voltada para si, mas é também um diálogo para com a sociedade, por isto é tão valiosa a presença dos senhores e das senhoras (jornalistas) aqui. Esse não é um evento só da Arquidiocese. É um acontecimento importante para o nosso município de Feira de Santana”, recordou Dom Zanoni.

Membros da Comissão Organizadora, Padre Hipólito Gramosa e Padre Pedro Júnior também compuseram a mesa, apresentando o contexto histórico da Caminhada do Perdão e a sua relevância, não só para a Igreja Particular de Feira de Santana, mas para toda a sociedade feirense e região, sendo reconhecida, inclusive, enquanto Patrimônio Imaterial do Município e evento que integra o calendário oficial de Feira. De acordo com os organizadores, a estimativa é de 70 mil participantes.


Durante a coletiva, Padre Hipólito recordou a importância de que este percurso seja vivido como um caminho espiritual, que seja sinal de transformação. “A conversão é esta metanoia: a mudança de vida, de atitudes, que somos chamados a viver, para a construção de uma sociedade que vive de fato a amizade social, da qual fala o Papa Francisco em sua Carta encíclica Fratelli Tutti, a fraternidade nutrida pela oração pessoal, comunitária, litúrgica, e de muitas práticas de piedade, que a Tradição da Igreja Católica propõe como atitudes de renovação interior da nossa humanidade”, salientou o referido sacerdote. 

Já o Padre Pedro Júnior recordou o contexto do Ano Santo, do Jubileu da Esperança, proclamado pelo Santo Padre, o Papa Francisco, que ocorre a cada 25 anos. “O jubileu, do ponto de vista bíblico, é um tempo de perdão. Somos peregrinos de esperança, chamados a comunicar uma esperança de menos violência, sobretudo em Feira de Santana, uma esperança de uma sociedade mais pacificada e de mais reconciliação”.

A mediação da coletiva ficou por conta da Secretária Executiva de Pastoral, Gislândia Agapito, contando com a Agência de Comunicação e Marketing ZeroNoveDoze, e a Pastoral da Comunicção da Arquidiocese – PASCOM. O momento dispôs também de um coffee break, encerrando com o credenciamento dos profissionais para a cobertura da Caminhada e a entrega dos crachás e das pulseiras de acesso aos trios. 

A iniciativa da Arquidiocese de Feira de Santana foi elogiada pelo jornalista Mário Sepulveda, do jornal Folha do Estado: “Antes, nos eventos da Arquidiocese e de algumas paróquias, não se via essa organização, com cadastramento de profissionais da imprensa, por exemplo. Parabéns por realizarem isso de uma forma tão organizada. Feira de Santana agradece e os repórteres também”.


Estiveram presentes veículos de rádio, mídiaimpressa, TVs, sites e blogs: TV Feira; Acorda Cidade; Folha do Estado; Altos Papos; Grupo Lomes de Comunicação (TransBrasil); Bom Dia Feira; De Olho na Cidade; SECOM; Blog do Velame; Portal MF; Abrindo Caminhos; Momento de Vida e Marcílio Costa (Etc & tal).

Em nome da Arquidiocese de Feira de Santana, através da Pastoral de Comunicação (Pascom), fica expresso o agradecimento pela presença e parceria de todos os profissionais e veículos que contribuem para a divulgação deste itinerário de fé, devoção e comunhão, reiterando a nossa contínua disposição para caminharmos em unidade. 

Pastoral de Comunicação – PASCOM Arquidiocese de Feira de Santana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima