"Que a vossa fé não se baseie na sabedoria dos homens, mas no poder de Deus." 1Cor 2,5
Faculdade Católica de Feira de Santana   

Apresentação

Faculdade Arquidiocesana de Feira de Santana - FAFSFACULDADE CATÓLICA DE FEIRA DE SANTANA
Av. Dom Jackson Berenguer Prado, s/n - Papagaio
44059-850 Feira de Santana - Bahia
Telefones: (75) 3626-0977 / 3626-3529
E-mail: secretariafafs@ig.com.br

1. ENTIDADE MANTENEDORA

A ARQUIDIOCESE DE FEIRA DE SANTANA, entidade religiosa sem fins lucrativos, estabelecida na Cidade de Feira de Santana, no Estado da Bahia, qualificada com notória relevância religiosa, histórico-cultural e sócio-político no cenário local, regional e nacional, visando aperfeiçoar e difundir a educação e a cultura, segundo os princípios e valores da tradição intelectual e humanística cristã, dentre outros, amparada em seu documento de constituição que também possibilita estabelecer, criar, organizar e manter estabelecimentos de ensino, isolados, independentes e/ou sob forma de colégios, institutos, faculdades, centros universitários ou universidades, além de promover iniciativas de caráter religioso, educacional, social, cultural e científico de apoio à comunidade.

1.1. Principais Dirigentes

A ARQUIDIOCESE DE FEIRA DE SANTANA, de acordo com Ato Declaratório de Personalidade Jurídica da Mitra Arquidiocesana ou Arquidiocese de Feira de Santana, datado de 16 de março de 2002, tem como principais dirigentes:

 · Dom Itamar Vian - Presidente
 · Monsenhor Nery - Vigário Geral, Ecônomo e Pároco da Catedral Metropolitana de Sant`Ana

2. ENTIDADE MANTIDA

A ARQUIDIOCESE DE FEIRA DE SANTANA resolve criar FACULDADE CATÓLICA DE FEIRA DE SANTANA, através da emancipação da Faculdade Arquidiocesana de Feira de Santana, com o propósito de obter o seu credenciamento e autorização para funcionamentos de cursos superiores de Licenciatura e Bacharelado, de modo a oportunizar a formação profissional de nível superior aos jovens e pessoas interessadas.

2.1. Histórico de implantação e desenvolvimento da instituição

Ao longo da sua existência de caminhada eclesial, a ARQUIDIOCESE DE FEIRA DE SANTANA sempre houve uma preocupação com a formação dos sacerdotes, bem como de todo o povo de Deus. Já no governo de Dom Jackson, foram criados centros de pastoral para a formação do laicato. Com Dom Silvério, incrementou-se a obra pelas vocações, contribuindo decisivamente para a formação de um clero nativo. Com ele ganhou fôlego a idéia de trazer a formação para Feira de Santana. Esta idéia foi assumida elevada adiante por Dom Itamar, que recebeu o apoio dos bispos da Província Eclesiástica, da Nunciatura e do Santo Padre.

Com a criação da Província Eclesiástica de Feira de Santana, consolidou-se o projeto de construção do Seminário e do Curso de Teologia. Hoje, contemplamos a concretização desse sonho. Não podemos, porém, deixar de agradecer a outras instituições que contribuíram para a formação do presbitério e do laicato da Arquidiocese de Feira de Santana. Trata-se, sobretudo da Arquidiocese de São Salvador da Bahia, meta até então de formação da nossa Igreja Particular.

No ano de 2004, demos, com grata satisfação, início ao funcionamento da FACULDADE ARQUIDIOCESANA DE FEIRA DE SANTANA, com a oferta do primeiro do Curso Livre de Teologia. Trata-se de um marco que evidencia o empenho da Igreja particular de Feira de Santana em continuar a ação evangelizadora de Jesus Cristo, formando novos semeadores do Reino. Oxalá este marco represente uma nova primavera muito vicejante a fim de que muitos frutos possam ser produzidos para o bem da comunidade humana, sobretudo no empenho de construção de uma sociedade mais justa e solidária

A FACULDADE ARQUIDIOCESANA DE FEIRA DE SANTANA, criada originalmente em 2004 pela Arquidiocese de Feira de Santana, originalmente concebida com o objetivo de desenvolver a formação e preparação de Pastores e Agentes de Pastoral, tendo em vista a renovação e o desenvolvimento vocacional de pessoas laicas desejosos de atuar na ação pastoral e missionária da própria igreja ou com o firme propósito de ingressar na vida sacramental do sacerdócio, em estreita observação aos princípios e valores observados pela igreja católica, e em consonância com as diretrizes da própria igreja e da legislação do ensino vigente à época.

Assim foi concebida com o propósito de oferecer prioritàriamente o Curso Livre de Teologia, cuja matriz curricular contempla em seus seis anos de estudos e formação, o quatriênio de formação teológica e o biênio de formação filosófica, voltado para a formação de Sacerdotes e Leigos Engajados na missão da Igreja, com estrutura curricular compatível com a orientação da Congregação dos Bispos do Brasil - CNBB, órgão responsável pela orientação político filosófica da Igreja no Brasil.

A realidade da FACULDADE ARQUIDIOCESANA DE FEIRA DE SANTANA é fruto da dinâmica histórica da Arquidiocese de Feira de Santana, no Estado da Bahia, sempre renovada, no tempo oportuno, pelo fluxo e re-fluxo da Graça Divina.

Em reunião do Conselho Presbítero da Arquidiocese de Feira de Santana, autorizou o projeto de emancipação da FACULDADE ARQUIDIOCESANA DE FEIRA DE SANTANA que passa a denominar-se FACULDADE CATÓLICA DE FEIRA DE SANTANA, para fins de credenciamento e autorização de funcionamento dos Cursos de Licenciatura em Filosofia, Bacharelado em Teologia e Bacharelado em Administração, a ser apresentado e submetido à avaliação do Conselho Nacional de Educação e do Ministério da Educação e Cultura, em consonância com a legislação vigente, Lei 9.394 de 20 de dezembro de 1996, e as resoluções do Conselho Nacional de Educação, esperando-se a autorização para o inicio das atividades em 2013.

Tais fatores estão privilegiados em seus projetos de curso, onde o incentivo à atividade de ensino, à investigação e à pesquisa agrega novos conceitos de informação e tecnologia, gerando profissionais qualificados para atuar no mundo contemporâneo, em permanente processo de transformação, agregando por conseqüência um altíssimo diferencial na formação do seu egresso.

2.2. Localização para funcionamento da instituição

Para a implantação e desenvolvimento de suas atividades de ensino, a ARQUIDIOCESE DE FEIRA DE SANTANA é legítimo proprietário do imóvel situado a Av. Dom Jackson Berenguer Prado, s/n - Papagaio - Feira de Santana - Bahia.

2.3. Equipe de Trabalho

A FACULDADE CATÓLICA DE FEIRA DE SANTANA, instituição mantida pela ARQUIDIOCESE DE FEIRA DE SANTANA conta com uma equipe formada por professores e técnicos que compõem o seu corpo executivo, além de coordenadores e docentes envolvidos com o projeto institucional e dos cursos, conforme relacionados a seguir:

 · Pe. PEDRO MORAES BRITO JÚNIOR
Doutor em Teologia Moral
Diretor Geral e Coordenador do Curso de Teologia

 · Pe. JOÃO EUDES ROCHA DE JESUS
Doutor em Filosofia
Coordenador do Curso de Filosofia

 · Prof. BARTHOLOMEU THADEU REBOUÇAS
Mestre em Administração
Coordenador do Curso de Administração

 · Sr. TIAGO LEAL LIRA
Secretário Geral de Cursos

 · Srª. JANIELY FERREIRA DOURADO DE OLIVEIRA
Pesquisadora Institucional

 · Sr. GILVAN FERREIRA GUEDES
Bibliotecário

3. VISÃO DO FUTURO, MISSÃO, OBJETIVOS, FINALIDADES, VALORES E PRINCÍPIOS

3.1. Visão do futuro

´Ser, uma Instituição de Ensino Superior de referência na formação filosófica, teológica e humana, de caráter cristão, em todos os níveis e espaços de sua atuação.

3.2. Missão

"Educar e formar pastores, agentes de pastoral e cidadãos por meio da geração e partilha do saber, sempre a partir dos valores éticos e cristãos para que sejam pessoas críticas, criativas, responsáveis e capazes de estabelecer o diálogo entre a fé e a cultura contemporânea e que possam assim contribuir decididamente na construção de uma sociedade mais humana, justa e solidária."

Complementarmente, a FACULDADE CATÓLICA DE FEIRA DE SANTANA vislumbra como instrumentos de viabilização da sua missão:

 · Abrir espaço para a reflexão e compreensão do ser humano em toda a sua complexidade e riqueza de ser e existir, agir e pensar, acreditar e viver no mundo, relacionando-se consigo mesmo, com os demais seres humanos e com a criação, abrindo-se para a possibilidade do Absoluto, do Transcendente, do Divino, que a tradição cristã denomina e reconhece como Deus;

 ·  Formar profissionais e cidadãos altamente comprometidos com o pleno desenvolvimento e realização do ser humano, como, também, com a transformação da sociedade, competentes no trato das técnicas necessárias ao desempenho de sua profissão, sem perder de vista a visão sistêmica da organização/instituição onde exerce suas atividades;

 · Desenvolver uma política de capacitação docente, voltada para o desenvolvimento de um padrão de excelência das ações educacionais e de capacitação discente em atendimento às expectativas do mundo moderno.

3.3. Objetivos

A FACULDADE CATÓLICA DE FEIRA DE SANTANA é uma instituição acadêmica de ensino, pesquisa e extensão destinada, primeiramente, à formação de presbíteros, mas aberta a todos que desejam construir conhecimentos específicos nas áreas de Filosofia, Teologia e Administração, e que encontrem seu fundamento na mensagem do Evangelho de Jesus Cristo e nos ensinamentos da Igreja Católica. Para a realização de sua missão a FACULDADE CATÓLICA DE FEIRA DE SANTANA persegue os seguintes objetivos:

 · Formar pastores e agentes de pastorais, homens e mulheres de Deus para que exerçam a sua missão de discípulos e missionários a serviço da justiça e da paz;

 · Formar pessoas atenta aos desafios do mundo contemporâneo, abertas e capazes de dialogar com as diversas realidades;

 · Formar cidadãos, capazes de interagir no meio social e atuar na perspectiva de converterem-se em agentes transformadores, em um mundo em perene estado de desenvolvimento e transformação;

 · Proporcionar aos seus alunos, profunda e sólida formação filosófica, teológica e administrativa em consonância com as orientações da Igreja Católica e que sejam capazes de compreender os sinais dos tempos e dar-lhes uma resposta a partir da fé;

 · Oferecer uma educação que promova o desenvolvimento integral da personalidade, da assimilação pessoal da experiência cristã e da capacitação para o serviço à sociedade e às comunidades eclesiais;

 · Promover e cultivar a investigação científica em Filosofia, Teologia, Administração e áreas afins a partir de uma visão humanista e solidária profundamente radicada nos valores do Evangelho e aberta ao diálogo com outras confissões ou mundivisões visando o desenvolvimento da ciência, da criação e da difusão da cultura;

 · Promover a interação entre fé e vida, Teologia e Pastoral;

 · Promover e estabelecer o diálogo entre fé e razão;

 · Possibilitar o desenvolvimento da consciência crítica dos alunos diante da realidade levando-os a um compromisso profundo;

 · Ser uma presença publica da Igreja Católica em Feira de Santana, promovendo evangelização da cultura por meio do dialogo e do debate;

 · Testemunhar a fé anunciando a vida e a esperança do Evangelho para os mais pobres e excluídos;

 · Evangelizar procurando promover e defender a dignidade das pessoas, a justiça, a solidariedade e o compromisso de co-responsabilidade na construção do Reino de Deus;

 · Oferecer oportunidade de formação bíblico-doutrinária e cidadania por meios de atividades e cursos de extensão;

 · Fazer uma teologia atenta aos problemas sociais, promovendo uma formação intelectual integrada;

 · Promover a difusão das conquistas e benefícios resultantes da criação cultural e das pesquisas científicas produzidas;

 · Prestação de serviço a comunidade sob a forma de cursos e treinamentos, de consultoria e de outras atividades de extensão;

 · Fomentar a formação de Administradores para atuação nos meios, religiosos, filantrópicos, junto ás ONG's e atividades comunitárias e associativas.

3.4. Finalidades

Na perseguição dos seus objetivos a FACULDADE CATÓLICA DE FEIRA DE SANTANA realiza as finalidades gerais da educação superior, legalmente estabelecidas, a saber:

 · Estimular a criação cultural e o desenvolvimento do espírito científico e do pensamento reflexivo;

 · Formar diplomados nas diferentes áreas de conhecimento, aptos para a inserção em setores profissionais e para a participação no desenvolvimento da sociedade brasileira, e colaborar na sua formação contínua;

 · Incentivar o trabalho de pesquisa e investigação científica, visando o desenvolvimento da ciência e da tecnologia e a criação e difusão da cultura, e, desse modo, promover o entendimento do homem e do meio em que vive;

 · Promover a divulgação de conhecimentos culturais, científicos e técnicos que constituem patrimônio da humanidade e comunicar o saber através do ensino, de publicações ou de outras formas de comunicação;

 · Suscitar o desejo permanente de aperfeiçoamento cultural e profissional e possibilitar a correspondente concretização, integrando os conhecimentos que vão sendo adquiridos numa estrutura intelectual sistematizadora do conhecimento de cada geração;

 · Estimular o conhecimento dos problemas do mundo presente, em particular os nacionais e regionais, prestar serviços especializados à comunidade e estabelecer com esta uma relação de reciprocidade;

 · Promover a extensão aberta à participação da população, visando à difusão das conquistas e benefícios resultantes da criação cultural e da pesquisa científica e tecnológica geradas na instituição.

3.5. Valores

A FACULDADE CATÓLICA DE FEIRA DE SANTANA na busca de colocar em prática sua missão e finalidade, procura guiar-se pelos seguintes valores:

 · Educação integral da pessoa humana tendo como fundamento os valores inspirados na visão cristã do mundo e do ser humano e na tradição católica priorizando a formação de pessoas capazes de trabalhar pela justiça, pela dignidade da pessoa humana pelo bem comum e assim poderem contribuir para a construção de um mundo onde reinem a verdade e a justiça;

 · Promoção da indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão, num esforço continuado em busca da melhor qualidade do processo de ensino-aprendizagem bem como a difusão e socialização crítica do saber, sem discriminação de qualquer natureza;

 · Liberdade de expressão e abertura ao pluralismo de idéias e ao diálogo com os diversos campos do saber numa perspectiva interdisciplinar, bem como às diversas posições científicas e expressões culturais;

 · Valorização e respeito pelas diferentes culturas;

 · Respeito às diferenças;

 · Primazia do Bem comum sobre os interesses individuais;

 · Centralidade da pessoa humana e promoção da sua dignidade;

 · Senso agudo da justiça e da responsabilidade social;

 · Defesa dos direitos humanos e com a preservação do meio ambiente.

 · Humanismo solidário inspirado no Evangelho (humanismo cristão);

 · Um profundo amor pela busca constante da verdade.


Centro Arquidiocesano de Formação


Brasão da Arquidiocese de Feira de Santana Secretaria da Arquidiocese de Feira de Santana
Avenida Getúlio Vargas, 394 - Centro
44025-010 Feira de Santana - Bahia, Brasil
Telefone: (75) 3623-2875 
Brasão do Arcebispo Dom Itamar Vian

 Copyright © Arquidiocese de Feira de Santana