"Que a vossa fé não se baseie na sabedoria dos homens, mas no poder de Deus." 1Cor 2,5
Mensagens de Dom Itamar Vian - 2016   
NOSSA CASA COMUM

Todos os anos, durante a Quaresma, acontece no Brasil, a Campanha da Fraternidade. Neste ano o tema escolhido para a reflexão: "Casa Comum, nossa responsabilidade" e o lema "Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca" (Am 5,24). A proposta está em sintonia com a Encíclica do papa Francisco, "Laudato Si".

O OBJETIVO da Campanha é assegurar o direito ao saneamento básico para todas as pessoas. Além disso, a Campanha visa: Estimular o conhecimento da realidade local em relação aos serviços de saneamento básico; Incentivar o consumo responsável dos dons da natureza, principalmente da água; Apoiar os municípios para que elaborem e executem o seu Plano de Saneamento Básico.

SANEAMENTO básico, segundo o Instituto Trata Brasil. "é o conjunto de medidas que visa preservar ou modificar as condições do meio ambiente, com a finalidade de prevenir doenças e promover a saúde, melhorar a qualidade de vida da população, a produtividade do indivíduo e facilitar a atividade econômica". O abastecimento de água potável, o esgoto sanitário, a limpeza urbana... são medidas necessárias para que todas as pessoas possam ter saúde e vidas dignas.

A RESPONSABILIDADE pela Casa Comum é de todos: dos governantes e da população. As comunidades são convocadas, por esta Campanha da Fraternidade, a mobilizar, em todos os municípios, grupos de pessoas para reclamar a elaboração de Planos de Saneamento Básico e exercer o controle social sobre as ações de sua execução.

NEM SEMPRE estamos atentos para atitudes simples, por exemplo, o descarte correto do lixo, ligar nossas casas às redes de esgoto, cuidar da água, entre outras. A falta desses cuidados fere a Criação, de forma que, no lugar de flores, jardins e frutos diversos vemos esgoto a céu aberto e rios poluídos.

ASSUMIR a responsabilidade com a Casa Comum exige uma profunda mudança no estilo de vida e nos valores que orientam nossa ação. Nosso modelo de sociedade está baseado no consumo e na aparência. Para suprir essas necessidades, sacrificamos a Casa Comum, que é o espaço em que habitamos. No entanto, a fé em Jesus Cristo nos anima a assumirmos o cuidado com a Casa Comum como resposta ao amor incondicional que Deus oferece a cada um e cada uma de nós
.




Clique aqui para retornar ao índice de Mensagens.









Brasão da Arquidiocese de Feira de Santana Secretaria da Arquidiocese de Feira de Santana
Avenida Getúlio Vargas, 394 - Centro
44001-192 Feira de Santana - Bahia, Brasil
Telefone: (75) 3623-2875 
Brasão do Arcebispo Dom Itamar Vian

 Copyright © Arquidiocese de Feira de Santana