"Que a vossa fé não se baseie na sabedoria dos homens, mas no poder de Deus." 1Cor 2,5
Mensagens de Dom Itamar Vian - 2016   
ABRACE ESSA CAUSA

Instituído pelas Nações Unidas, o Dia Mundial de Combate a Hanseníase, (Lepra) é comemorado sempre no último domingo de janeiro. Centenas de pacientes continuam vivendo nas antigas colônias, em precárias condições, simplesmente porque não têm para onde ir. Eles foram esquecidos. O Brasil, é o segundo país do mundo em número de pacientes. Perde apenas para a Ìndia.

O QUE a hanseníase tem de diferente de outras tantas doenças? A doença em si e a discriminação em torno dela. Milhares de pessoas, mesmo depois de curadas, não tem oportunidade de estudo e de trabalho. Elas não conseguem realizar um retorno pacífico ao seu local de origem.

GOVERNOS e Instituições deram ênfase ao controle do número de casos da doença, mas esqueceu-se do aspecto humano e social. Essa visão da hanseníase como questão de direitos humanos foi ignorada pela sociedade. É necessário muito tempo e esforço para acabar com o atraso na forma como famílias e comunidades lidam com pessoas que tem a doença da hanseníase (Lepra).

NO BRASIL, surgem mais de 50 mil novos casos de hanseníase anualmente. Devemos admitir que há muito a ser feito. Não há como aceitar um país que erradicou a poliomielite e o sarampo, mas continua tendo milhares de pessoas com hanseníase. Por isso, todos devem se envolver na luta pela eliminação da doença e da prevenção de novos casos. Abrace essa causa!

UM GRANDE obstáculo para eliminar a hanseníase diz respeito á falta de informação. Por isso, uma das medidas que deveria ser adotada é.a inclusão de informações acerca da doença nos meios de comunicação e no currículo das escolas. Felizmente, alguns países, como o Brasil, tem disposição para eliminar a doença, toma boas iniciativas e conta com o esforço de organizações não governamentais, mas nem sempre tem a colaboração da família.

JESUS CRISTO, sempre foi ao encontro dos doentes e dos leprosos e permitiu que esses viessem ao encontro Dele. Não seria então a hora mais propícia para imitá-lo? É certo que, no dia do julgamento final, Ele dirá, segundo consta no Evangelho: "Estive doente e me visitaste" (Mt 25,36). Que todos possamos responder com generosidade a esse convite de Jesus visitando pessoas com Hanseníase e levando-as a procurar um médico ou Posto de Saúde.




Clique aqui para retornar ao índice de Mensagens.









Brasão da Arquidiocese de Feira de Santana Secretaria da Arquidiocese de Feira de Santana
Avenida Getúlio Vargas, 394 - Centro
44001-192 Feira de Santana - Bahia, Brasil
Telefone: (75) 3623-2875 
Brasão do Arcebispo Dom Itamar Vian

 Copyright © Arquidiocese de Feira de Santana