ABRACE ESSA CAUSA

Instituído pelas Nações Unidas, o Dia Mundial de Combate a Hanseníase, (Lepra) é comemorado sempre no último domingo de janeiro. Centenas de pacientes continuam vivendo nas antigas colônias, em precárias condições, simplesmente porque não têm para onde ir. Eles foram esquecidos. O Brasil, é o segundo país do mundo em número de pacientes. Perde apenas para a Ìndia.

O QUE a hanseníase tem de diferente de outras tantas doenças? A doença em si e a discriminação em torno dela. Milhares de pessoas, mesmo depois de curadas, não tem oportunidade de estudo e de trabalho. Elas não conseguem realizar um retorno pacífico ao seu local de origem.

GOVERNOS e Instituições deram ênfase ao controle do número de casos da doença, mas esqueceu-se do aspecto humano e social. Essa visão da hanseníase como questão de direitos humanos foi ignorada pela sociedade. É necessário muito tempo e esforço para acabar com o atraso na forma como famílias e comunidades lidam com pessoas que tem a doença da hanseníase (Lepra).

NO BRASIL, surgem mais de 50 mil novos casos de hanseníase anualmente. Devemos admitir que há muito a ser feito. Não há como aceitar um país que erradicou a poliomielite e o sarampo, mas continua tendo milhares de pessoas com hanseníase. Por isso, todos devem se envolver na luta pela eliminação da doença e da prevenção de novos casos. Abrace essa causa!

UM GRANDE obstáculo para eliminar a hanseníase diz respeito á falta de informação. Por isso, uma das medidas que deveria ser adotada é.a inclusão de informações acerca da doença nos meios de comunicação e no currículo das escolas. Felizmente, alguns países, como o Brasil, tem disposição para eliminar a doença, toma boas iniciativas e conta com o esforço de organizações não governamentais, mas nem sempre tem a colaboração da família.

JESUS CRISTO, sempre foi ao encontro dos doentes e dos leprosos e permitiu que esses viessem ao encontro Dele. Não seria então a hora mais propícia para imitá-lo? É certo que, no dia do julgamento final, Ele dirá, segundo consta no Evangelho: "Estive doente e me visitaste" (Mt 25,36). Que todos possamos responder com generosidade a esse convite de Jesus visitando pessoas com Hanseníase e levando-as a procurar um médico ou Posto de Saúde.