"Que a vossa fé não se baseie na sabedoria dos homens, mas no poder de Deus." 1Cor 2,5
Mensagens de Dom Itamar Vian - 2016   
DOM ZANONI RECEBE PÁLIO

Neste dia 29 de junho, o Arcebispo Metropolitano Dom Zanoni Demettino Castro recebe, em Roma, do Papa Francisco, o Pálio. Os Pálios, depois de confeccionados, são colocados numa urna que é depositada junto ao túmulo de São Pedro até serem entregues pelo Papa aos arcebispos metropolitanos, durante celebração da missa, na Solenidade de São Pedro e São Paulo.

CONFORME a tradição da Igreja Católica, o Pálio é uma insígnia litúrgica de honra e de jurisdição que é usado pelo Papa e pelos Arcebispos Metropolitanos nas suas Igrejas e naquelas das suas Províncias Eclesiásticas. A estola é constituída por uma estreita faixa confeccionada em lã branca e decorada com seis cruzes de seda preta.

O PÁLIO tem este sugestivo significado: um laço estreito de união com o Papa, pastor universal visível do rebanho e de fidelidade ao seu magistério na Igreja. O Pálio é sinal distintivo da responsabilidade própria do arcebispo no âmbito de sua província eclesiástica, na qual ele poderá usá-lo durante as celebrações da liturgia. De fato, o direito da Igreja reserva algumas funções próprias ao arcebispo metropolita, em função da unidade da fé e da disciplina eclesiástica.

O PAPA Francisco alterou o rito de entrega dos Pálios aos novos Arcebispos. Assim, a imposição do Pálio aos novos arcebispos será realizada nas respectivas Arquidioceses de origem pela mão dos Núncios Apostólicos locais. Em Feira de Santana, a imposição do Pálio acontecerá no dia 01 de setembro com a presença do Núncio Apostólico, Dom Giovanni D'Aniello, representante do Papa no Brasil.

O OBJETIVO da alteração foi colocar em maior evidência a relação dos bispos metropolitas com a sua Igreja local e assim dar também a possibilidade a mais fiéis de estarem presentes neste rito tão significativo para eles, e também, particularmente, aos bispos das dioceses sufragâneas, que deste modo, poderão participar do momento da imposição.

REZEMOS para que, pela intercessão dos santos Pedro e Paulo, a Igreja seja una na profissão da mesma fé, santa pela vida dos seus filhos, católica pela acolhida dessa fé por todos os povos e apostólica pela sua íntegra fidelidade ao fundamento posto pelo Senhor, a fim de que o mundo creia em Jesus Cristo. Parabéns Dom Zanoni! Neste dia 29 de junho estaremos todos juntos, espiritualmente, em Roma.




Clique aqui para retornar ao índice de Mensagens.









Brasão da Arquidiocese de Feira de Santana Secretaria da Arquidiocese de Feira de Santana
Avenida Getúlio Vargas, 394 - Centro
44001-192 Feira de Santana - Bahia, Brasil
Telefone: (75) 3623-2875 
Brasão do Arcebispo Dom Itamar Vian

 Copyright © Arquidiocese de Feira de Santana