DOM ZANONI RECEBE PÁLIO

Neste dia 29 de junho, o Arcebispo Metropolitano Dom Zanoni Demettino Castro recebe, em Roma, do Papa Francisco, o Pálio. Os Pálios, depois de confeccionados, são colocados numa urna que é depositada junto ao túmulo de São Pedro até serem entregues pelo Papa aos arcebispos metropolitanos, durante celebração da missa, na Solenidade de São Pedro e São Paulo.

CONFORME a tradição da Igreja Católica, o Pálio é uma insígnia litúrgica de honra e de jurisdição que é usado pelo Papa e pelos Arcebispos Metropolitanos nas suas Igrejas e naquelas das suas Províncias Eclesiásticas. A estola é constituída por uma estreita faixa confeccionada em lã branca e decorada com seis cruzes de seda preta.

O PÁLIO tem este sugestivo significado: um laço estreito de união com o Papa, pastor universal visível do rebanho e de fidelidade ao seu magistério na Igreja. O Pálio é sinal distintivo da responsabilidade própria do arcebispo no âmbito de sua província eclesiástica, na qual ele poderá usá-lo durante as celebrações da liturgia. De fato, o direito da Igreja reserva algumas funções próprias ao arcebispo metropolita, em função da unidade da fé e da disciplina eclesiástica.

O PAPA Francisco alterou o rito de entrega dos Pálios aos novos Arcebispos. Assim, a imposição do Pálio aos novos arcebispos será realizada nas respectivas Arquidioceses de origem pela mão dos Núncios Apostólicos locais. Em Feira de Santana, a imposição do Pálio acontecerá no dia 01 de setembro com a presença do Núncio Apostólico, Dom Giovanni D'Aniello, representante do Papa no Brasil.

O OBJETIVO da alteração foi colocar em maior evidência a relação dos bispos metropolitas com a sua Igreja local e assim dar também a possibilidade a mais fiéis de estarem presentes neste rito tão significativo para eles, e também, particularmente, aos bispos das dioceses sufragâneas, que deste modo, poderão participar do momento da imposição.

REZEMOS para que, pela intercessão dos santos Pedro e Paulo, a Igreja seja una na profissão da mesma fé, santa pela vida dos seus filhos, católica pela acolhida dessa fé por todos os povos e apostólica pela sua íntegra fidelidade ao fundamento posto pelo Senhor, a fim de que o mundo creia em Jesus Cristo. Parabéns Dom Zanoni! Neste dia 29 de junho estaremos todos juntos, espiritualmente, em Roma.