"Que a vossa fé não se baseie na sabedoria dos homens, mas no poder de Deus." 1Cor 2,5
Mensagens de Dom Itamar Vian - 2016   
POR QUE NAMORAR?

Comemora-se, neste dia 12 de junho, o Dia dos Namorados. A data, apesar de ser muito antiga, não é bem definida. No Brasil, parece ter sido fixada neste dia por ser véspera do dia de Santo Antônio, o santo casamenteiro e o santo defensor dos valores da família. Em muitos países, a data é celebrada no dia 14 de fevereiro, dia de São Valentim, o santo que realizava muitos casamentos.

TODA a vida do ser humano é permeada de relações afetivas. Na infância, com os pais, familiares e amigos; na adolescência, com o desenvolvimento da sexualidade, surge uma relação afetiva diferente; é a fase do namoro. Para qualquer pessoa que é vocacionada ao matrimônio, o namoro significa uma etapa muito importante, e deve ser vivida com seriedade e serenidade.

PARA QUE o(a) jovem possa aventurar-se nessa tarefa, é preciso que ele(a) tenha alcançado certa independência da família dos amigos, bem como superado algumas dificuldades individuais, pois essas poderão embaraçá-lo(a) nessa fase da vida. Tais dificuldades podem-se apresentar sob a forma de timidez, medo de não ser aceito. Ter uma boa auto-estima significa aceitar, gostar e valorizar a si mesmo. Quando a pessoa não se gosta, é difícil admitir que outra possa amá-lo.

O NAMORO é um estágio em que duas pessoas se atraem por algum motivo, iniciam uma aproximação afetiva com a finalidade de se conhecerem e de partilharem sentimentos e afetos; tanto pode prosseguir para um vínculo mais sério, como noivado-casamento, como pode chegar a um desvinculo. Qualquer que seja a opção será positiva, pois nada mais natural e saudável do que o término de um namoro que está trazendo mais tristeza que alegria.

O TEMPO de namoro e de noivado é um tempo sagrado. É tempo de conhecer e deixar-se conhecer. É tempo de avaliar e deixar-se avaliar. É tempo de respeitar as etapas, os sentimentos e a individualidade de cada um. Quando o namoro for responsável, a vida a dois será uma história de amor. Mais do que querer a pessoa certa, o candidato precisa ser a pessoa certa.

O NAMORO e o noivado são etapas para elaborar juntos um projeto a dois. Muitas vezes, não existe um projeto a dois, mas dois egoísmos morando na mesma casa. O Evangelho fala em construir sobre a rocha. Na celebração do "Dia dos Namorados", convocamos os jovens para que construam suas vidas sobre a rocha, dando estabilidade ao casamento. Muitos casam, apostando na subjetividade e na busca da satisfação. Isto é construir sobre a areia. Que Deus abençoe todos os namorados!





Clique aqui para retornar ao índice de Mensagens.









Brasão da Arquidiocese de Feira de Santana Secretaria da Arquidiocese de Feira de Santana
Avenida Getúlio Vargas, 394 - Centro
44001-192 Feira de Santana - Bahia, Brasil
Telefone: (75) 3623-2875 
Brasão do Arcebispo Dom Itamar Vian

 Copyright © Arquidiocese de Feira de Santana