"Que a vossa fé não se baseie na sabedoria dos homens, mas no poder de Deus." 1Cor 2,5
Mensagens de Dom Itamar Vian - 2016   
NECESSIDADE DE FÉRIAS

A necessidade do ser humano interromper suas atividades de estudo e/ou profissionais para justo descanso faz parte de nossa própria natureza. Cada semana há as folgas e, ao longo do semestre ou ano, vêm as férias. Vive-se um tempo diferente.

ESTUDOS mostram cada vez mais a importância do descanso e o perigo de enfrentar longas jornadas de trabalho sem uma pausa. Além de promover a saúde e o bem-estar geral do trabalhador, está provado que após as férias, ele produz mais. As férias são uma fonte de crescimento humano e espiritual. Uma maneira de estimular a viver com alegria.

OUTRO ponto positivo é que, descansada, a pessoa tem uma considerável melhora em seu relacionamento com a família e os amigos. As férias são de fundamental importância para o equilíbrio do organismo. E esse equilíbrio, além de prevenir doenças, fornece condições para que o profissional produza mais na volta ao trabalho.

PORÉM, é necessário destacar que não adiante a pessoa tirar uns dias de folga e se sentir como se estivesse cometendo uma infração e ter medo de perder o emprego. O motivo está ligado a uma pressão silenciosa da sociedade sobre o trabalhador, e acompanha grande parte das pessoas no momento de usufruir as férias. É o medo de férias. É a fobia de férias.

COMPLICA-SE, ainda mais quando a pessoa não consegue desligar-se do mundo do trabalho e das preocupações. E atualmente, a terrível maquininha do celular alcança as pessoas em qualquer lugar. E quem tem coragem de desligá-lo? Quem viveu décadas sem ele, já não vive umas férias sem que a cada momento ele soe rompendo o silêncio e a tranqüilidade. A pessoa não vai conseguir descansar se passa o dia com o celular ligado, tentando resolver problemas da empresa

DEVE-SE adotar práticas mais saudáveis, principalmente, em termos de alimentação e de esportes. É importante ter um hobby, fazer algo realmente prazeroso. É necessário ter uma visão mais ampla da existência humana. Nossa vida não é somente trabalho e produtividade. A família, os amigos, a Igreja, a natureza, o lazer, o esporte... são valores indispensáveis ao ser humano. Por isso, merecem o nosso tempo. Aproveite as férias, também, para ler um bom livro.




Clique aqui para retornar ao índice de Mensagens.









Brasão da Arquidiocese de Feira de Santana Secretaria da Arquidiocese de Feira de Santana
Avenida Getúlio Vargas, 394 - Centro
44001-192 Feira de Santana - Bahia, Brasil
Telefone: (75) 3623-2875 
Brasão do Arcebispo Dom Itamar Vian

 Copyright © Arquidiocese de Feira de Santana