"Que a vossa fé não se baseie na sabedoria dos homens, mas no poder de Deus." 1Cor 2,5
Mensagens de Dom Itamar Vian - 2016   
SALÁRIO DE NOSSA MÃE

Num tribunal da Alemanha transita uma curiosa ação judicial. A justiça deverá decidir qual é mesmo o salário compatível com uma dona de casa. A ação surpreende até pelo fato de muitas mães e esposas não receberem qualquer salário.

A DUPLA jornada começa pelo binômio mãe e esposa. Como esposa tem a responsabilidade de administrar o lar. Ali são incluídas as numerosas atividades do dia-a-dia e a dimensão afetiva. É arrumadeira, cozinheira e decoradora. Como mãe lhe compete as múltiplas atividades com os filhos, que vão aos cuidados dos primeiros anos, passando pela rebeldia da adolescência e o tenso período, antes, durante e depois do casamento dos filhos.

OUTRA habilitação necessária: pós-graduação em economia. Com um salário insuficiente, precisa fornecer três refeições básicas ao dia, além de inúmeros lanches para os filhos, namoradas, e outras visitas. Naturalmente deve manter a geladeira sempre abastecida. Bem entendido que ela precisa pagar todas as contas e ainda ouvir, como se fosse culpada, as reclamações pelo excesso de gastos na água, luz e telefone...

UM CAPÍTULO à parte é o campo da educação. A mãe tem a responsabilidade de ser mestra, educadora e catequista. Precisa estar informada sobre computação, genética, história, Bíblia e conhecimentos gerais. Até mesmo precisa manter criteriosa atenção sobre os conteúdos administrados na escola.

OUTROS conhecimentos necessários: ter noções básicas de como funciona uma bicicleta, como encher pneus ou instalar rodinhas auxiliares. Precisa ter noções básicas sobre eventos, especialmente aniversários ou festinhas improvisadas. Também é com ela o setor de ralações públicas. Em todas estas atividades, apesar de exausta deve exibir um sorriso encantador e ser gentil com todos e cada um.

O SALÁRIO é zero. Ela não pede muito: de vez em quando um botão de rosa, um beijo, carinho, um afago nos cabelos, a partilha de uma confidência ou um convite para um momento mágico, como nos tempos de namoro. Isto pode ser parcelado, mas que seja sempre envolvido em ternura. Mãe, por tudo isso obrigado e que Deus te abençoe!

PAI, tu sendo Deus, quiseste mostrar entre nós tua face materna, por isso criaste todas as mães! Peço-te por minha mãe, sinal concreto e visível de teu amor entre nós. Multiplicai os seus dias em nosso meio! Acompanha-a em todo riso e em toda lágrima, todo trabalho e toda prece, todo dia e toda noite! Que tua bênção cubra de luz a vida de minha mãe. Amém.




Clique aqui para retornar ao índice de Mensagens.









Brasão da Arquidiocese de Feira de Santana Secretaria da Arquidiocese de Feira de Santana
Avenida Getúlio Vargas, 394 - Centro
44001-192 Feira de Santana - Bahia, Brasil
Telefone: (75) 3623-2875 
Brasão do Arcebispo Dom Itamar Vian

 Copyright © Arquidiocese de Feira de Santana