ELE VOLTOU DA MORTE

Formado na Universidade de Cornell, alto executivo da IBM, John Naisbitt causou sensação em 1980 quando apontou as Megatendências 2000. Ele profetizou um mundo sem fronteiras, o fim das ideologias, o livre mercado global, a ascensão das mulheres, a subida espetacular dos Tigres Asiáticos e o triunfo do individualismo e das minorias. A profecia que mais surpreendeu os críticos: o renascimento religioso, ou o Retorno do Sagrado.

TORNOU-SE clássica a afirmação de Nietzsche: Deus morreu! Os profetas da morte de Deus não são de hoje. Ganharam intensidade maior com o Iluminismo. A espiritualidade, diziam os iluministas, era privilégio dos ignorantes e devia ser jogada na lata de lixo da história. Quantas divisões tem o Papa, interrogou o iracundo Joseph Stalin, na partilha do mundo no após guerra?

HOJE o pensamento religioso está em toda parte, embora de forma ambígua. Há religiões de todo o tipo, tamanho e para todos os gostos. São centenas, milhares de religiões chamadas independentes. Sem passado, sem história, sem mística, sem coerência religiosa, sem futuro.

QUAL É mesmo o pressuposto para fundar uma religião? No conflito com o Papa Pio VII, o imperador Napoleão recebeu uma tentadora proposta. Um certo Lepeaux ofereceu-lhe um projeto para uma nova religião. Com isso, o Imperador estaria livre de Roma e de suas leis, poderia ficar com os bens das dioceses, divorciar-se e casar quantas vezes quisesse.

MESMO percebendo as vantagens, Napoleão manteve o bom senso e indicou a Lepeaux as condições : você será preso, flagelado, coroados de espinhos, crucificado e morrerá na cruz.. Ai você ressuscita no Terceiro Dia. Depois disso, fundaremos a nova religião.
A RESSURREIÇÃO de Jesus é um fato único e jamais se repetirá. A morte não devolve suas vítimas, mas o Amor do Pai é maior do que a morte. Paulo apóstolo lembra que nossa Fé sustenta-se sobre um pilar único: a Ressurreição de Jesus.

É ISTO que nos festejamos na Semana que chamamos de Santa. Como as mulheres do Evangelho, voltamos ao túmulo e lá ficaremos sabendo desta incrível, mas verdadeira notícia: Ele voltou da morte. E com isso abriu - para nós - a porta da Ressurreição. Feliz Páscoa!